Como resolver integral por partes rapidamente? LIATE

Imagem ilustrativa para postagem sobre Integração por partes

Na graduação em áreas exatas é quase que obrigatório a inscrição em um curso de Calculo Diferencial e Integral. Para muitos se trata de um conteúdo extremamente útil e aplicável em várias áreas profissionais, já para outros é visto como desperdício de tempo e um conteúdo maçante. No primeiro módulo de calculo somos apresentados às integrais, que nada mais é que a somatória infinitesimal de uma região de gráfico ou pode ser dito como o calculo da área de gráficos. Existem uma infinidade de interpretações para as integrais.

Sendo de agrado ou desagrado de muitos, ou de interpretações diferentes, as integrais estão ai, e para sua resolução há vários truques e dicas. Nesse artigo nos limitaremos a falar do método LIATE, entretanto para falarmos disso primeiro devemos entender as integrais por partes.

O que são integrais por partes?

Quando nos deparamos com integrais complicadas que não saberíamos resolver pelo método comum temos o método da integral por parte para facilitar esse processo. E ela pode ser escrita da seguinte forma:
Como é expressada a integral por parte

Como resolver as integrais por partes?

Basicamente, dividimos a função a ser integrada em duas, e chamamos ela de u ou de dv.
Segue o exemplo abaixo:
A integral x seno de x sendo resolvida por integral por partes LIATE

Nesse exemplo, escolhemos x como u, então para obter du basta derivar x. Já como dv escolhemos a função sen(x), então fazemos a integral desta função para obter o v.

A função demonstrada anteriormente nos retorna um v fácil de integrar, no entanto haverá (principalmente em provas) funções que se mal escolhidos os u e dv, podem complicar bastante nossa vida. Para tal existe um truque que é uma mão na roda, o LIATE.

O que é e como resolver integrais com LIATE.

Para não perdermos tempo pensando em qual parte da função utilizar como u ou dv, lembramos do seguinte:
Imagem ilustrando LIATE, para facilitar integral por partes

Para escolher o u, iremos pela ordem, de maior prioridade sendo as logarítmicas e as de menor prioridade as exponenciais.
Então, por exemplo, na hora de integrar f(x)= x sen(x), escolheremos x como sendo u, pois funções algébricas vem antes das trigonométricas no LIATE.

Segue agora alguns exemplos:
Escolhendo melhores u e dv para integração por partes liate


Antes de concluirmos devo alertar que nem sempre esse método funciona, as vezes acontece de terminarmos com uma integral pior do que começamos. Porém esse método é muito abrangente, sendo apenas pouquíssimos os casos de exceções. Ah, vale ressaltar que as vezes teremos que usar integral por partes duas vezes, mas esse caso, também, é bem raro.

Bom, é isso pessoal. Agora é sair por ai integrando tudo e sendo feliz.
Bons estudos! 😉

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Melhores programas para substituir o Word no computador

Filmes excelentes sobre o lado obscuro dos negócios